sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Cuidando da Saúde




Quando chegar o Dia Z, a última pessoa no mundo que você vai conseguir achar é um médico, por isso esteja preparado para tratar varios tipos de ferimentos:


DESMAIO
SINAIS - Palidez, suor, pulso e respiração fracos.
Providências: Sentar ou deitar a vítima. Abaixar a cabeca e realizar leve pressão sobre a nuca.

PARADA DO CORAÇÃO
CAUSAS - Ataque Cardíaco
- Choque Elétrico
- Estrangulamento
- Sufocação
- Reacoes alérgicas graves
- Afogamento
Procedimento: MASSAGEM CARDÍACA EXTERNA

HEMORRAGIA
A hemorragia abundante e nao controlada pode causar a morte em 3 a 5 minutos. NÃO PERCA TEMPO
Procedimentos:
Faca pressao diretamente sobre a ferida para estancar a hemorragia. Nunca use torniquete para hemorragia - exceto perna e/ou braco amputado, esmagado ou dilacerado.

HEMORRAGIA INTERNA
SINAIS - Pulso fraco, pele fria, suores abundantes, palidez intensa e mucosas descoradas, sede, tonturas as vezes inconsciente.

LESÕES NOS OSSOS E ARTICULAÇÕES

LESÕES NA ESPINHA (Coluna)
Providências: Cuidado no atendimento e no transporte (imobilizacao correta)

FRATURAS
O primeiro socorro consiste apenas em impedir o deslocamento das partes fraturadas, evitando maiores danos.
- Fechadas
- Expostas
- NÃO FAÇA:
NÃO DESLOQUE OU ARRASTE A VÍTIMA ATÉ QUE A REGIÃO SUSPEITA DE FRATURA TENHA SIDO IMOBILIZADA, A MENOS QUE HAJA EMINENTE PERIGO. (EXPLOSÕES OU TRÂNSITO).

LUXAÇÕES OU DESLOCAMENTOS DAS JUNTAS (BRAÇO, OMBRO)
- Tipoia

ENTORSES E DISTENSÕES
- Trate como se fosse fraturas.
- Aplique gelo e compressas frias no local.

CONTUSÕES
- Providencias: repouso do local (imobilizacao), compressas frias.
Qualquer vitima que estiver inconsciente pode ter sofrido pancada na cabeca (concussao cerebral).

FERIMENTOS

A - LEVES OU SUPERFICIAIS
Procedimentos: Faca limpeza do local com soro fisiologico ou agua corrente, curativo com mercurio cromo ou iodo e cubra o ferimento com gaze ou pano limpo, encaminhando a vitima ao pronto Socorro ou UBS.
NÃO TENTE RETIRAR FARPAS, VIDROS OU PARTICULAS DE METAL DO FERIMENTO.

B - FERIMENTOS EXTENSOS OU PROFUNDOS
(Caso haja hemorragia, siga as instrucoes anteriores)

1 - FERIMENTOS ABDOMINAIS ABERTOS
Procedimentos: evite mexer em visceras expostas, cubra com compressa umida e fixe-a com faixa, removendo a vitima com cuidado a um pronto-socorro mais proximo.

2 - FERIMENTOS PROFUNDOS NO TÓRAX
Procedimentos - cubra o ferimento com gaze ou pano limpo, evitando entrada de ar para o interior do torax, durante a inspiracao.

APERTE MODERADAMENTE UM CINTO OU FAIXA EM TORNO DO TORAX PARA NAO PREJUDICAR A RESPIRACAO DA VITIMA.

3 - FERIMENTOS NA CABEÇA
Procedimentos: afrouxe suas roupas, mantenha a vitima deitada em decubito dorsal,agasalhada, faca compressas para conter hemorragias, removendo-a ao PS mais proximo.

C - FERIMENTOS PERFURANTES
Sao lesoes causadas por acidente com vidros metais, etc.
1 - FARPAS - Prenda-as com uma atadura sobre uma gaze.
2 - ATADURA - Nos dedos, maos, antebraco ou perna, cotovelo ou joelho - Como fazer.
3 - BANDAGEM - Serve para manter um curativo, uma imobilizacao de fratura ou conter provisoriamente uma parte do corpo lesada.

CUIDADOS:
- A REGIÃO DEVE ESTAR LIMPA
- OS MÚSCULOS RELAXADOS
- COMEÇAR DAS EXTREMIDADES DOS MEMBROS LESADOS PARA O CENTRO

IMPORTANTE:

QUALQUER ENFAIXAMENTO OU BANDAGEM QUE PROVOQUE DOR OU ARROXEAMENTO NA REGIAO DEVE SER AFROUXADO IMEDIATAMENTE.

Queimadura:
O que NÃO se deve fazer

Passar pasta de dente, pomadas, ovo, manteiga, óleo de cozinha... apenas água fria é permitido. Gelo também não pode.

Furar as bolhas.

Retirar a pele morta

Arrancar a roupa grudada na área queimada

Apertar o ferimento

Então aquilo que seu vo, sua vizinha ou amigo falava, passa banha de porco, passa não sei o que. Não faça...

GRAUS DE QUEIMADURA

Primeiro grau
As queimaduras deste tipo atingem apenas a epiderme, que é a camada mais superficial da pele. O local fica vermelho, um pouco inchado, e é possível que haja um pouco de dor. É considerada queimadura leve, e pede socorro médico apenas quando atinge grande extensão do corpo.

Como socorrer vítimas de queimadura de primeiro grau

1. Use água, muita água. É preciso resfriar o local. Faça isso com água corrente, um recipiente com água fria ou compressas úmidas. Não use gelo.

2. Depois de cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar.

3. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa.

4. Em casos de queimadura de primeiro grau - e apenas nesse caso - é permitido e recomendável beber bastante água e tomar um remédio que combata a dor.

Segundo grau
Já não é superficial: epiderme e derme são atingidas. O local fica vermelho, inchado e com bolhas. Há liberação de líquidos e a dor é intensa. Se for um ferimento pequeno, é considerada queimadura leve. Nos outros casos, já é de gravidade moderada. É grave quando a queimadura de segundo grau atinge rosto, pescoço, tórax, mãos, pés, virilha e articulações, ou uma área muito extensa do corpo.

Como socorrer vítimas de queimadura de segundo grau

1. Use água, muita água. É preciso resfriar o local. Faça isso com água corrente, um recipiente com água fria ou compressas úmidas. Não use gelo.

2. Depois de cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar.

3. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa.

Terceiro grau
Qualquer caso de queimaduras de terceiro grau é grave: elas atingem todas as camadas da pele, podendo chegar aos músculos e ossos. Como os nervos são destruídos, não há dor - mas a vítima pode reclamar de dor devido a outras queimaduras, de primeiro e segundo grau, que tiver. A aparência deste tipo de ferimento é escura (carbonizada) ou esbranquiçada.

Como socorrer vítimas de queimadura de terceiro grau

1. Retire acessórios e roupas, porque a área afetada vai inchar. Atenção: se a roupa estiver colada à área queimada, não mexa!

2. É preciso resfriar o local. Faça isso com compressas úmidas. Não use gelo.

3. Nas queimaduras de terceiro grau pequenas (menos de cinco centímetro de diâmetro) - só nas pequenas! - você pode usar água corrente ou um recipiente com água fria. Cuidado com o jato de água - ele não deve causar dor nem arrebentar as bolhas.

4. Atenção: a pessoa com queimadura de terceiro grau pode não reclamar de dor e, por isso, se machucar ainda mais - como dizer que o jato de água não está doendo, por exemplo.

5. Se a queimadura tiver atingido grande parte do corpo, tenha o cuidado de manter a vítima aquecida.

6. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa. Em feridas em mãos e pés, evite fazer o curativo você mesmo, porque os dedos podem grudar um nos outros. Espere a chegada ao hospital.

7. Não ofereça medicamentos, alimentos ou água, pois a vítima pode precisar tomar anestesia e, para isso, estar em jejum.

8. Não perca tempo em levar a vítima para o hospital(ou para alguem que possui conhecimentos mais adequados em medicina). Ela pode estar tendo dificuldades para respirar.

Queimaduras por fogo
Quando a queimadura for causada por fogo e as roupas estiverem se incendiando, a primeira providência é, naturalmente, apagar o fogo. Dependendo do local do acidente e dos recursos disponíveis, de imediato pode-se usar um cobertor para sufocar as chamas ou rolar a vítima no chão. Se as queimaduras atingirem o tórax, abdômen ou costas, pode-se jogar água fria sobre as feridas, para aliviar as dores.

Queimaduras por substâncias Químicas
(tintas, ácidos, detergentes, etc.) Antes de cuidar dos ferimentos, é preciso molhar todas as peças de roupa que estejam impregnadas pela substância para remove-las sem causar maiores danos(não meta a mão nua na roupa impregnada). Isso porque o contato com a roupa pode gerar novas queimaduras . Depois, devemos lavar o local queimado com água em abundância, durante 10 a 15 minutos, para que não reste qualquer resíduo da substância química e, em seguida, proteger as feridas com gaze ou pano limpo. A queimadura nos olhos é um caso muito especial. A ação deve ser rápida, para evitar a perda parcial o total da visão. Neste caso, devemos lavar o olho da vítima com bastante água. Depois que a ferida estiver limpa, deve-se colocar sobre ela um curativo de gaze ou pano limpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário