terça-feira, 23 de junho de 2009

Como sobreviver a um ataque de Zumbis

Introdução

Como vimos na maioria dos filmes de terror, a existência dos Zumbis (ou mortos que andam) nos levam a uma das questões primordiais para os limites da mente e do corpo de qualquer ser: A SOBREVIVÊNCIA.
Os limites do homem está neste paradigma:
* Como sobreviver num ambiente hostil?
Nestes lugares inóspitos, os seres humanos superaram, há milhares de anos atrás, todo tipo de provação e souberam se sair muito bem, até agora. Com o passar dos séculos, o homem foi se tornando "civilizado", descobrindo outras formas de relações sociais e coisa e tal. A sua essência de sobreviver herdada na Natureza foi aos poucos sendo esquecida.
O Homem ficou "relaxado".
Atualmente, com os avanços científicos e novas descobertas na área do conhecimento humano, aconteceu algo inesperado... O surgimento dos "Zumbis". Não se sabe a sua origem, se é uma experiência do governo, um experimento alienígena ou uma mutação da Natureza. O fato é que está presente no Bioma humano uma nova espécie predatória, a qual os entes semelhantes são vistos como... Digamos, o prato principal.
Logo, caro amigo, se quiser sobreviver neste novo ambiente, terás que aprender duras lições a respeito de seus novos inimigos, como também de seus companheiros e de você mesmo.
Agora adentre num novo mundo em que vive (ou melhor, sobrevive), na qual estar morto não significa estar "descansando em paz".


Capítulo 1: O inimigo
Se conheces o seu inimigo e a ti mesmo, vencerás todas as batalhas; se conheces o seu inimigo ou a ti mesmo, vencerás algumas batalhas; mas se não conheces nem o inimigo nem a ti mesmo, tenha certeza que estarás morto.
Sun Tzu, Arte da Guerra.
Olá, amiguinhos!
Agora vamos explicar o que são, o que pretendem e como escapar destes criaturas malditas que querem fazer de você um quitute na sua bizarra culinária maléfica.
Meu caro, os zumbis (ou mortos que andam) são, na verdade, hospedeiros de um vírus macroscópico (Sim! Você pode vê-los devorando o cérebro de sua vítima). Como um vírus, suas funções principais são se alimentar e se reproduzir. Então temos uma idéia do que estamos enfrentando. Agora, vem a parte realmente desagradável, a forma de reprodução.
Os macro-vírus (vamos chamá-lo assim na falta de um nome melhor. Normalmente corporações mundiais e poderosas dão nomes no mínimo sem sentido como T-virus, G-virus, T-Veronica ou simplesmente ebola ou HIV) tem o objetivo contaminar o máximo de hospeiros possíveis. Quando o ser estiver devorando o cérebro de sua vítima, ele controla as funções motoras do corpo invadido, todo o resto é deglutido. O cérebro vira um "motel" de vírus ( Afinal, estes "bichinhos" gostam de duas coisas: comer e transar). Como não há espaço para todos os "hospedes" do hotel (ou motel), os "filhotes", que são microscópicos, migram para a boca, mais precisamente, nos dentes, onde aguardam crescer e deslocar-se para um novo lar.
Assim nota-se que o vírus não tem uma função além de transar e comer (Não necessarimente nesta ordem). Portanto, todas as outras funções vitais do hospedeiro são abandonadas, exceto as motoras e uma "fome induzida". Os Zumbis agem como um bando de famintos, mas como as outras funções vitais não funcionam, o corpo do hospedeiro apodrece lentamente, até que não tenha nenhuma parte da massa cinzenta ou conexão nervosa no corpo. Neste estágio, o Zumbi não anda mais e os macro-vírus se devoram entre si até sobrar somente um e este morrer de inanição.
Logo, sabemos que os mortos que andam tem um prazo de vitalidade, umas duas ou três semanas, no máximo, o problema é o quanto de pessoas eles vão morder...

O que acontece quanto se é infectado?
Agora, vamos analisar o que acontece quando se é mordido. No local, da mordida, os "filhotes" devoram a pele e procuram a corrente sangüínea, onde serão transpotados, pelo sangue, até o cérebro. Chegando lá, eles começam a devorar e crescer.
Na pessoa, no estágio inicial da mordida, a vítima sente um dor no local, mas invês de cicatrizar, o ferimento sofre uma necrose. Aos poucos, a vítima começa a sentir leves tonturas, ânseas de vómito e falhas na memória, isto nas primeiras 24 horas.
Depois só piora. Em seguida, a vítima sente uma febre, por consegüinte, uma estranha demência e logo ela sofre uma compulsão por morder, como na raiva canina, só que mais forte (Nesta fase, já é o estágio terminal). Quando a pessoa estiver olhando em algum ponto fixo, não importa onde, já é tarde demais, esta pessoa está morta, mas ainda locomove-se. (Lembre-se, se existir uma cura, que seja antes desta fase, mas depois dela, esqueça!!!)
Logo depois que a pessoa morre, o macro-vírus ainda conserva a inteligência de sua vítima e a leva numa espécie de "pesadelo", mas a consciência logo deixa de existir dando lugar ao monstro devorador de cérebros e induzindo o corpo do hospedeiro a morder todas as pessoas em sua volta. Como o corpo ainda não sofreu o processo de decomposição, o ser consegue agir com habilidade e integência. Com o tempo, estas funções serão desnecessárias e definitivamente o zumbi se tornará aquela coisa simpática que todos nós conhecemos.

Como "matar" um Zumbi?
Bem, você não mata o zumbi. Afinal de contas, ele está morto. A única coisa que se pode fazer é incapacitá-lo de locomover-se ou explodir a sua cabeça. Lembre-se: O macro-vírus não contamina pessoas saudáveis na sua forma adulta. A criatura tem a aparência de larvas de moscas, só que negras.

Capítulo 2: Você

Agora que sabemos quem é o inimigo, vamos mostrar como enfrentá-los:
Diga-me onde estás que direi-te se dá para sobreviver ou não.
Como o prefácio acima, o local onde o ocorre o "Surto Zumbi" é para a sobrevivência, ou pelo menos a sua. Abaixo existe algumas definições a respeito do local onde você se encontra e as possibilidades de sobrevivência.
* Florestas e Montanhas: Lugares isolados são grandes as possibilidades de sobreviver. Além de ter alimento, se souber e tiver conhecimento, a floresta é um ótimo lugar para se proteger. Talvez possa viver mais tempo que imagina, quiçá, por anos.
* Vilarejos: São bons lugares, se não tiver contato com os Zumbis. Pouca gente, todos se conhecem, armas em abundãncia e conhecimento da área. O problema é quando vem uma "procissão" de mil ou dois mil Zumbis vagando a esmo pelas estradas e resolvem ir para a sua vila. A única coisa a fazer é fugir!
* Cidades pequenas ou de médio porte: As chances de sobrevivência são de 50%. Sabendo dirigir um automóvel e descobrir quais as ruas que não tenham tanta gente, pode ser que escape. Mas depende muito do número de infectados naquela cidade.
* Metropólis: As chances são de 25%. Não importa. A quantidade é enorme de infectados. Com uma legião de mortos-vivos, para escapar de um ataque deles, só se estiverem muito debilitados. Se ainda estiverem ágeis, pode esquecer.
(Lembrem-se, quando digo "fugir", é de automóvel)
* Ilha: Fudeu! Se não tiver ninguém, ótimo! Se tiver, que não seja alguém infectado. Agora, se houver mesmo, acabou... Boa sorte para você, meu chapa.

Como sobreviver numa floresta ou montanha?

Sobreviver numa floresta ou na montanha é moleza. Basta caçar uns coelhos ou qualquer roedor de grande porte. Não tem? Frutas silvestres. Não sabe reconhecer? Minhocas e baratas do campo são ótimas fontes de proteínas! Ou você acha que numa situação como essa vai ter um "Fast-food" te esperando? Tem nojo? Faça o seguinte, vá a cidade mais próxima e espere ser mordido. É melhor do que passar fome, não é verdade?

Como sobreviver numa área úrbana?

Na área úrbana não se sobrevive, você foge. São muitas pessoas infectadas e sabendo que está ali, a situação só piora. Se não puder fugir, escolha lugares que fique próximos a armazens, a equipamentos de todos os tipos, armas, que tenha muitos andares e que tenha geradores elétricos. Exemplo: Shoppings; Supermercados; Aeroportos; Arranha-céus; Etc.

* Por que Shoppings?
Comida, armas e um pouco de segurança para isolar-se dos seus algozes. Porém lembre-se: nunca, mas NUNCA tenha a idéia de sair de lá,Ou ver seu querido cachorro sendo comido pelos Zunbis e tentar salva-lo. Simplesmente espere a morte ou adiante-a.

* Por que Super-mercados?
Os motivos são os mesmos a de cima, só que a chance de ser mordido é muito maior (não que os Zumbis queiram fazer sacolão ou coisa parecida. Mas eles se sentem "atraídos" por qualquer lugar mais refrigerado...Vai saber). Porém lembre-se: se tiver névoa nunca, repetindo, NUNCA saia, pois com certeza é algo sobrenatural e você (inevitavelmente) bate as botas.

* Por que Aeroportos?
Para fugir! Sempre tem alguém, vivo, que sabe pilotar um avião ou helicóptero, como também ha a possibilidade pousar algum ali. E também os militares fazem as suas bases ali. Poderá contar com apoio e poderá dar informações em troca de abrigo, geralmente as informações são inúteis, mas valiosas para os "pés-pretos". Porém lembre-se: nunca, e volto a dizer NUNCA, vá com mulheres. Se não eles vão achar que o mundo todo morreu e vão querer se "reproduzir" com as fêmeas.

* Por que Arranha-céus?
São lugares perfeitos para esconder, lutar e se matar no poço do elevador. Porém, Lembre-se: nunca, mas NUNCA pule do prédio e, por favor, tenha um pouco de decência. NÃO ALIMENTE OS ZUMBIS!

Capítulo 3: Coisas que nunca deve-se fazer

1º Esperar: Nunca espere ajuda governamental ou qualquer tipo de resgate. Neste tipo situação a primeira coisa que os militares fazem é "isolar a área". Já os seus amigos... "Eu quero mais que ele se foda!!!" Não é linda a amizade? Acredite, as pessoas são assim. Se você não for uma garota muito gostosa, como a jill ai do lado, não tenha qualquer tipo de esperança.

2º Resgatar alguém: Esqueça. Sério! O risco de você e da pessoa que quer salvar de serem infectados é altíssima.

3º Esperar ajuda divina: Se Deus o colocou nesta provação, cabe superá-la. Se não tem religião ou se é ateu, é melhor começar a rezar e redimir-se dos pecados. Mas se você for cabeça-dura ou não lembrar da Ave Maria ou similar... Bem, que seja, pois os mortos-vivos não tão nem aí para as suas crenças.

4º Machucar-se: Dançou. Num mundo sem hospital ou tratamento médico, dependendo da gravidade do ferimento, é melhor morrer.

5º Ajudar inacapacitado: É ético, mas quando você estiver fugindo de zumbis e alguém do seu grupo cair ou se machucar, continue correndo, pois essa pessoa servirá de alimento para os zumbis e eles se atrasarão. As vezes é necessário matar alguém e jogar aos zumbis, assim você terá mais tempo de vida.

6º Confiar nos outros: Lembre-se, as vezes, a fome faz as pessoas ficaram muito diferentes do que dizem.

7º Dormir: Para dormir, só com alguém vigiando, porém lembre-se do comentário anterior. Já sozinho, só no alto de uma árvore. Não sabendo, se quiser sobreviver, se vira!!!

8º Usar celular ou telefone: Perda de tempo. Você só vai deixar as pessoas próximas a você angustiadas e impotentes. Isto é, se atenderem...

9º Não procurar um veículo de comunicação: TV, Rádio e Internet são os meios de comunicação que pode te dar uma idéia da extensão da contamição.

* Se for local, fuja para longe dali.

* Se for nacional, se tiver próximo da fronteira, atravesse; se estiver longe, procure um aeroporto ou algum veículo de transporte.

* Se for mundial, sente-se, acenda um cigarro ou charuto e aceite a sua extinção com resignação e tranquilidade. Afinal, foi a forma da Natureza de se vingar do ser humano.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Uma Boa Arma

Nem todo mundo tem acesso a armas de fogo, e na invasão isso só vai piorar, conseguir um revolver vai ser muito dificil, munição então esquece.
Uma alternativa a isso são as armas brancas, como faca, espada e coisas do tipo.
De todas as armas brancas, uma que me parece a mais util pra sair pra briga é a alabarda, vejam como ela pode ser util:

"A alabarda é uma antiga arma composta por uma longa haste. A haste é rematada por uma peça pontiaguda, de ferro, que por sua vez é atravessada por uma lâmina em forma de meia-lua (similar à de um machado). É considerada a arma de infantaria mais eficaz contra invasores em fortificações e muralhas. Era por excelência a arma usada pelos guardas de castelos e palácios e ainda hoje aparece como o padrão em unidades militares históricas, mantidas para fins decorativos, com suas fardas e armaduras de época.
Graças à sua lâmina em meia-lua, nos combates corpo-a-corpo a alabarda era usada como machado. Já a peça pontiaguda permitia o uso da alabarda como lança, o que era muito utilizado nos combates contra outras unidades de infantaria, principalmente as que escalavam muralhas usando-se de escadas.
A alabarda possuia uma eficácia especial no combate a oponentes montados. Existiam três métodos básicos para isso: a face oposta à lâmina, normalmente uma ponteira ou gancho podia ser usada para puxar o cavaleiro para baixo derrubando-o; a lâmina podia se usada para golpear a parte de trás do tornozelo do cavalo forçando-o a dobrar as pernas caindo, algumas vezes a lâmina em forma de meia-lua convexa dava lugar a uma em forma de meia-lua, ou um "V", côncava para encaixar melhor na perna do cavalo; e por fim podia ser usada apoiando a extremidade contrária da haste no pé e apontando a peça pontiaguda de lança para o peito do cavalo, matando-o"

Fica a dica, com uma dessas vai ser bem mais facill sair dos enroscos com zumbis.



quarta-feira, 17 de junho de 2009

Atributos de um zumbi

Visão
Os olhos de um zumbi não são diferentes do que os de um
humano normal. Embora ainda dada a sua taxa de decomposição são capazes de transmitir sinais visuais para o cérebro, como
o cérebro interpreta esses sinais é outro
assunto. Os estudos são inconclusivos quanto as suas habilidades visuais.
Eles podem detectar presas em distâncias comparáveis a um
humano, mas se podem distinguir um homem de um dos seus próprios “amigos mortos” , continua a ser um grande debate. Uma teoria sugere que os
movimentos realizados pelos seres humanos, que são mais rápidos e mais suaves do que os dos zumbis, podem ser aquilo que
provoca-os e se destaca nos olhos do
zumbi.

Audição
Não há dúvida de que zumbis têm excelente audição. Não só podem Detectar som quanto podem
determinar sua direção. A gama básica parece ser a mesma que para os seres
humanos. Experimentos com extremas altas e baixas frequências deram resultados negativos. Os testes também tem demonstrado que zumbis são atraídos por qualquer som, não apenas aqueles realizados pelos seres vivos.
Foi registado que zumbis irão notar sons ignorados pela vida humana. A teoria mais provável, se não provada, explicação é zumbis que dependem de todos os seus sentidos de forma igual. Os seres humanos estão
mal orientados a partir do nascimento, dependendo dos outros sentidos se a um primário está perdido. Talvez esta não é uma desvantagem partilhada pela caminhada do morto. Assim essa teoria possa explicar sua
habilidade para caçar, andar, e lutar por alimento a noite.

Olfato
Ao contrário do som, o zumbi tem um sentido mais agudo que
cheiro. Tanto em situações de combate e testes de laboratório, eles foram capazes de distinguir o cheiro de vida das presas acima de todos os outros. Em muitos casos, filmes e etc, um zumbi sente cheiro de um corpo humano a uma milha.
Novamente, isto não significa que eles têm um maior olfato que os seres
humanos, basta seu nariz estar danificado. Não se sabe exatamente o que tipo de cheiros atraem zumbis, mas são
comprovados suor, feromonas, sangue, e etc . No passado, pessoas que procuravam se mover sem serem
detectadas através de áreas infestadas tentaram se "mascarar" com perfumes, desodorantes, ou outros produtos químicos com cheiro forte. Nenhum caso foi bem-sucedido. Experimentos estão agora sob forma de sintetizar os odores de seres vivos para enganar um zumbi. Talvez um produto destes seja criado a anos pra frente ou talvez nem exista.

Paladar
Pouco se sabe sobre a alteração do paladar de um morto vivo.
Zumbis têm a capacidade de diferenciar carne humana de animais, e preferem que
o primeiro. Também tem uma notável capacidade de rejeitar a carniça. Um corpo
humano que foi morto com mais de doze a dezoito horas vai ser julgado como alimento.
O mesmo vale para cadáveres que foram embalsamados ou de outra forma preservada.
Se isto tem alguma coisa a ver com o "sabor" ainda não é determinado. Ele pode ter a ver com o cheiro, ou, talvez, um outro instinto que não tenha sido descoberto. Quanto à carne humana ser preferível, a ciência ainda não encontrou uma resposta para esta, frustrante e aterradora questão.

Tato
Zumbis não tem, literalmente, sensações físicas. Todos os nervos receptores permanecem mortos após reanimação. Esta é realmente a sua maior e mais temível vantagem sobre os vivos. Nós, como seres humanos, têm a capacidade de experimentar dor física como um sinal de danos corporais. Nosso cérebro classifica essas sensações o deles não.. É este o dom de fisiologia e instinto que nos permitiu sobreviver como uma espécie. É por isso que nós valorizamos virtudes como a coragem, o que inspira as pessoas a realizar ações apesar dos avisos de perigo. A incapacidade para reconhecer e evitar a dor é o que torna o morto tão formidável. Ferimentos não serão notados por ele, portanto, ferimentos superficiais não irão impedir um ataque. Acerte-o de jeito ou será o fim pra você.

Sexto Sentido
Investigações históricas, juntamente no laboratório e no campo observação, demonstraram que mortos foram conhecidos para atacar mesmo quando todos os seus órgãos sensoriais foram danificadas ou completamente decompostos. Significará isto que zumbis possuem um sexto sentido?
Talvez.
Seres humanos utilizam menos de 5 por cento de sua
capacidade cerebral. É possível que o vírus pode estimular uma outra habilidade
que foi esquecida pela evolução. Esta teoria é uma das mais fervorosas debatida
na guerra contra o apocalipse zumbi. Até agora, nenhuma evidência científica foi
encontrada.

Fonte:
www.zombies.com.br

Quatro razões científicas para temer um zumbi

O ser humano adora ficar tentando imaginar como será o fim do mundo. Desde a descoberta que a Terra é redonda e que estamos flutuando em um dodecaedro espelhado o homem profecia inúmeras formas de como a vida terrestre pode terminar.

Talvez a mais batida pelos roteiristas e escritores dark é um apocalipse gerado pelo ataque de mortos vivos famintos. E, acreditem ou não, agora a ciência prova que não é impossível de acontecer. Veja porque.

O que eles são?
Parasitas que transformam suas vítimas em loucos e escravos zumbis são comuns na natureza. Há um protozoário chamado Toxoplasma gondii que parece dedicar toda sua existência à destruição.
Este parasita infecta mamíferos (ratos, por exemplo) e aves, mas só pode se reproduzir dentro do intestino de gatos (hospedeiro definitivo). Ele sabe desta necessidade e por isso “controla” o cérebro de seu hospedeiro e, intencionalmente, obriga-o a ficar dando bandeira por aí, se tornando uma presa fácil.

Como isto pode criar zumbis?
Fato: metade da população global possui toxoplasmose e não sabe! Quem sabe você não é um deles.

Há também estudos mostrando que o infectado percebe uma mudança em sua personalidade e tem uma grande chance de se tornar um doente mental.

Chances de causar um apocalipse
Ratos e humanos não são muito diferentes, é por isso que testamos nossas drogas neles primeiro. Basta uma nova versão da toxoplasmose evoluída o bastante para atuar nos seres humanos da mesma maneira como faz com os ratos. Imagine então metade da população perdendo o instinto de auto preservação de repente. (Será que não está aí a raiz de problemas como aquecimento global?)

O que eles são?
Existem alguns tipos de venenos que diminuem as funções do corpo ao ponto de deixar um indivíduo considerado como morto, mesmo para um médico. O veneno do baiacu pode fazer isto.

A vítima pode ser curada sob o efeito de drogas como a feita com a substância retirada da Datura stramonium, ou Figueira-do-inferno aqui no Brasil (nomezinho bom este, hein?), que o deixa em um transe sem se lembrar de nada, mas ainda capaz de executar tarefas básicas para sobrevivencia como comer e dormir.

Como isto pode criar zumbis?
Já aconteceu uma vez no Haiti. Há livros sobre o fato e os mais famosos são Passage of Darkness e The Serpent and the Rainbow de Wade Davis. O último livro citado é inclusive o livro que inspirou o filme "A Maldição dos Mortos Vivos".

O fato provado é a história de Clairvius Narcisse, um haitiano que foi declarado morto por dois médicos e enterrado em 1962.
18 anos mais tarde foi encontrado vagando em torno de sua vila. Na época as pessoas acreditavam que o responsável era o "padre voodoo" da região e que estaria usando elementos naturais para criar escravos zumbis e colocá-los para trabalhar em plantações de cana de açucar.

Chances de causar um apocalipse
Há esta única ocorrência de uma pessoa intoxicada, mas mesmo que um gênio do mal consiga distribuir intencionalmente estas toxinas à população ele teria um exército de retardados mentais, já que não existe uma maneira de criar zumbis agressivos ou canibais desta forma. Ainda. =)



O que eles são?
Em filmes são vírus altamente destrutivos que transformam seres humanos em máquinas de matar. Na vida real nós temos uma série de distúrbios mentais que fazem a mesma coisa. É claro que estes distúrbios nunca foram contagiosos, até conhecermos o Mal da Vaca Louca, que ataca o sistema nervoso das vacas.

E quando os humanos comem a carne?

Como isto pode criar zumbis?
Quando um humano contrai a doença, esta é chamada de doença de Creutzfeldt-Jakob. Veja os sintomas:

* Dificuldades para caminhar;
* Alucinações;
* Falta de coordenação motora;
* Atrofia muscular;
* Desenvolvimento rápido de demência.

Apesar de não haver necissidade das pessoas entrarem em pânico, isto prova que a infecção generalizada pelo "vírus da raiva" é algo que pode acontecer caso exista uma espécie de vírus mais forte.


O que eles são?
Sabe toda aquela conversa sobre células tronco? Basicamente elas podem se tornar qualquer outra célula do organismo, podendo ser utlizada inclusive para a regenaração de células mortas. Focando em nosso assunto, neurogenesis é o método pelo qual podemos regenerar "partes" mortas do cérebro.

Como isto pode criar zumbis?
A ciência pode salvá-lo de várias coisas, mas não de uma morte cerebral. Pode-se trocar seus órgãos pelos de outras pessoas, mas se seu cérebro parar…você já era. Certo?

Não por muito tempo. Cientistas já são capazes de regenerar partes do cérebro de um paciente com traumatismo craniano fazendo com que o indivíduo consiga se levantar e caminhar novamente.

E mais, recentemente os cientistas conseguiram trazer um cadaver para um estado de animação e, sucessivamente, trazê-lo de volta ao mundo dos vivos (teste realizado com cães). Que tipo de mente imunda realiza testes como estes? O laboratório 2000%20 é especializado no estudo da reanimação. Neste link eles explicam que o processo de reanimar pessoas cria um sério problema: não existe maneira de se reanimar o córtex cerebral (parte do cérebro mais externa responsável por determinar quem você realmente é, ou seja, é onde estão suas memórias, sua personalidade e tudo mais).

Por outro lado, você não precisa de um córtex cerebral para permanecer vivo. Como todos devem saber o cerebelo é a parte do cérebro responsável pelo equilíbrio, coordenação motora, blá blá blá. E adivinhem só? Esta é a única parte do cérebro humano que poderia ser regenerada! Ou seja … o ser humano reanimado seria um alface ambulante sem personalidade, sem pensamentos e se movendo puramente por impulsos.

Chances de causar um apocalipse
Vamos pensar. Sob qualquer sistema judiciário no mundo todos os direitos e responsabilidades de um indivíduo acabam com a sua morte. Basta uma pessoa com recursos e a necessidade de escravos desmiolados e obedientes para trabalharem em suas lavouras. Quanto tempo será até que alguém tente algo assim?

Livro Muito Util



Lançado há três anos nos Estados Unidos, The zombie survival guide chegou recentemente ao Brasil pela editora Rocco. Valeu a espera. O livro, batizado por aqui O guia de sobrevivência a Zumbis - Proteção total contra os mortos-vivos, é um dos mais curiosos e divertidos lançamentos do ano.
Escrito pelo roteirista do Saturday Night Live Max Brooks (o sobrenome não é coincidência, ele é filho do gênio Mel), o texto discorre com cínica seriedade sobre a ameaça dos mortos-vivos e como fazer para preparar-se contra a iminente praga dessas criaturas. O autor usa uma linguagem técnica, porém totalmente acessível, para esmiuçar todos os aspectos da "zumbinidade" aos preocupados leitores, desde táticas de defesa e armas mais efetivas até a misteriosa morfologia zumbi, passando pela psicologia e comportamento dos mortos-vivos. Há ainda pérolas como o capítulo que ensina a preparar a casa contra um longo cerco dos mórbidos seres.
Tudo isso, é claro, baseado na ficção - especialmente nos filmes de George A. Romero -, mas com a crítica social que geralmente é atrelada ao gênero. A paranóia anti-terrorista estadunidense é facilmente notada em diversos trechos, bem como a incapacidade de entender as motivações alheias - eles nos atacam, mas quem são eles, por que nos atacam?
Ao apontar seus holofotes sobre cantos escuros pouco explorados dessas criaturas (literal e figurativamente), como a digestão zumbi (!), Brooks também é bem-sucedido na criação de um poço de idéias para futuras produções do gênero. Não por acaso, o livro gerado a partir deste - World War Z: An Oral History of the Zombie War, uma compilação de relatos da grande guerra dos humanos contra os mortos -, entrou na mira de Hollywood antes mesmo de seu lançamento. A Paramount Pictures adquiriu há alguns meses os direitos de filmagem, com produção de Brad Pitt através de sua empresa Plan B.
Alguns trechos do Guia, porém, se estendem demais, como as diferenças entre os zumbis gerados a partir do vodu e os zumbis "naturais", infectados com o Solanum (o vírus que reanima a carne, grande contribuição "científica" de Brooks à ficção zumbi), mas nada que não possa ser pulado. Afinal, trata-se de um guia prático, técnico até, que dispensa a leitura linear de um romance. Não que o Omelete recomende uma leitura leviana do texto. Longe disso. Afinal, pular um capítulo pode significar apuros no futuro. Ou de que outra maneira você saberia que um zumbi vodu tem medo de fogo e um zumbi infectado não? Todo cuidado é pouco e conhecer seu inimigo é necessário.
Aliás, caso você esteja precisando imediatamente de auxílio, confira abaixo as dez principais dicas desse indispensável volume e coloque-as em prática agora! Não queremos perder leitores.

1. Organize-se antes que eles despertem!
2. Eles não sentem medo. Por que você deveria?
3. Use sua cabeça: corte a deles.
4. Lâminas não precisam ser recarregadas.
5. Proteção ideal: roupas apertadas, cabelos curtos.
6. Suba a escada, mas destrua ela depois.
7. Saia do carro, suba na moto.
8. Mantenha-se em movimento, fique escondido, fique quieto, fique alerta!
9. Nenhum lugar é seguro, apenas ainda mais seguro.
10. O zumbi pode ter ido embora, mas a ameaça permanece.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Montando um plano

Um dos princípios básicos de quem quer sobreviver na invasão, é ter um plano preparado na cabeça. Sempre tenha um plano bem elaborado, de onde ir, locais de fuga, locais para se esconder, etc.
Aconselho a todos a prestar atenção na vizinhança, mapear seu bairro mentalmente, procurar guardar na cabeça locais que possam ser úteis, e assim por diante.
Vou dar um exemplo:
A cerca de um quilometro da minha casa, tem um condomínio fechado. Ele tem cerca de 300 por 100 metros, varias casas, praticamente todas equipadas com aquecedor solar, muro de uns 4 metros de altura, cerca elétrica, portão resistente, praticamente o lugar perfeito para criar uma comunidade e viver protegida.
Mas não é só isso que faz o lugar ser a moradia perfeita, afinal, vamos precisar comer, com ou sem zumbis. E alem de comida, alguns outros itens serão sempre bem vindos, e é justamente isso que faz do lugar o atrativo. Bem em frente ao condomínio, atravessando a rua, fica o depósito da maior casa de materiais de construção da cidade. Precisa erguer um muro? fácil. Construir uma barricada? é só pegar o material. Fazer uma cerca? só pegar o arame no rolo, e assim por diante. Continuando pela vizinhança, do lado do deposito, atravessando a rua, fica o tiro de guerra. No tiro de guerra teremos armas, c dermos sorte, um campo de futebol, alojamento, espaço aberto, tudo cercado por cercas resistentes e com guaritas para atirar. Quer coisa melhor que isso? pois bem, a coisa só melhora. Continuando na avenida, cerca de 50 metros do tiro de guerra e chegamos ao SESI, com piscinas, quadras, parque pras crianças, local pra alojamento, estrutura pra escola, etc. Tudo isso dá pra interligar, usando o material de construção e simplesmente fazendo muros, dá pra ligar o condomínio ao deposito, o deposito ao tiro de guerra, o tiro de guerra ao SESI, e teremos um espaço enorme, com praticamente tudo que é preciso pra sobreviver. E para melhorar temos um posto de gasolina a módico dois quarteirões do tiro de guerra, duas padarias a menos de um quarteirão, uma farmácia, três oficinas mecânicas, três mercadinhos, e vários estabelecimentos comerciais com roupas, comida, etc. Tudo a no maximo dois quarteirões do complexo. Mas ainda vai faltar a comida, certo? Errado. Ao lado do condomínio temos um pasto com curral, varias vacas, e mais ou menos 200 mil metros quadrados de terra preparada para plantio, e o melhor de tudo, uma grande cerca que envolve todo esse espaço. Com um pouco de esforço dá pra reforçar tudo e termos uma plantação que suprirá a falta de comida pro resto da vida. Com todo esse espaço dá pra ter uma comunidade de umas 50, 60 pessoas morando tranquilamente, é só estar preparado para as adversidades e ter sempre uma carta na manga.
Viram? não é difícil, é só estar sempre atento aos lugares que possam lhe ser útil, e sempre ter tudo planejado na sua cabeça.
Abaixo segue a imagem do local tirada do Google earth, está meio desatualiza, mas dá pra ter uma idéia



O vermelho é o condomínio, o amarelo o depósito, o azul o tiro de guerra, o verde é o SESI, o rosa o posto de gasolina e o branco o pasto, que é maior do que está aí, peguei só uma parte dele.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Você está preparado para a invasão zumbi?

Pergunte a você, querido leitor, sempre com muita sinceridade, quais são as respostas para as seguintes perguntas:

1. Há algum muro, cerca ou outro perímetro?
2. Quantas saídas/entradas em potencial existem no local?
3. Os membros de seu grupo podem defender simultaneamente todas as cercas e saídas?
4. Há algumas posição defensiva secundária, vários andares, ou um sótão?
5. O edifício pode ser protegido?
6. Há alguma rota de fuga alternativa?
7. Qual é a situação dos suprimentos?
8. Há um encanamento funcionando?
9. Se necessário, há armas e ferramentas disponíveis?
10. Há material disponível para reforçar as entradas?
11. E sobre os meios de comunicação: telefone, rádio, internet etc.?
12. Dados todos esses fatores, por quanto tempo você ou o seu grupo podem sobreviver durante um ataque prolongado?

Depois de refletir sobre todas as perguntas, só assim estará preparado. Na verdade mesmo, ninguém está preparado para enfrentar mais de 100 zumbis em uma residência, só que estas perguntas podem te ajudar e muito.

Resumindo, se caso alguém perceber que uma invasão está ocorrendo, prepare-se com armas, fique em casa, tente estocar o máximo de alimentos e o mais importante: crie uma rota de fuga, uma hora pode ser útil. Na hora que acabar a comida e as armas ou as balas delas. Nunca dispense uma boa arma branca, como machados longos e, se possível, consiga uma katana (espada japonesa).

Um Belo Tutorial

Mais conselhos

Zumbis são as criaturas mais horrendas e assustadoras que cambaleiam pela escuridão à procura de carne fresca. A sua carne.
Se houver uma onda de zumbis como nos filmes "Extermínio" e "A volta dos mortos-vivos" você precisa estar preparado para lidar com esta realidade.

1º - Organize-se antes que eles despertem!

2º - Eles não sentem medo. Por que você deveria?

3º - Use sua cabeça: corte a deles.

4º - Lâminas não precisam ser recarregadas.

5º - Proteção ideal: roupas apertadas, cabelos curtos.

6º - Suba a escada, mas destrua ela depois.

7º - Saia do carro, suba na moto.

8º - Mantenha-se em movimento, fique escondido, fique quieto, fique alerta!

9º - Nenhum lugar é seguro, apenas mais seguro ainda.

10º - O zumbi pode ter ido embora, mas a ameaça permanece.

terça-feira, 9 de junho de 2009

11 Dicas que podem salvar sua vida

1-) Não seja mordido!
A primeira coisa e mais importante quando se trata de zumbis é evitar mordidas, a arma mais mortal desses infelizes, portanto, a primeira coisa a se fazer é ficar bem longe de suas bocas apodrecidas.

2-)Evitar pontos de aglomeração
Quanto mais gente o lugar tiver, mais zumbis estarão por la, uma vez que todo mundo for mordido o lugar vai virar um verdadeiro inferno, então, mantenha-se longe de shoppings, zonas super povoadas e etc.


3-)Esqueça seus entes queridos
Sim eu sei, doi demais deixar vovó para trás para ser lanchada por zumbis famintos, mas pense bem, você consegueria carregar a sua avó nas costas? Por quanto tempo você acredita que a velha ia sobreviver? Esse tópico serve tambem para quem estiver longe de casa quando o ataque começar, se isso acontecer, bem, ***-se a familia, eles que se virem a principal coisa é sobreviver, o resto é resto, talvez em um futuro distante e devidamente a salvo e bem armado você volte para procurar entes queridos ou namorado(a)s depois, mas em primeira mão, todos que vão se fuder, por que você amigo, é um sobrevivente!!!

4-)Raspe a cabeça.
Não, você não vai virar skinhead, acontece que, durante uma corrida para salvar sua vida seu cabelo pode ser agarrado ou ficar preso em algo, e ai você muito provavelmente, vai se fuder na mão dos zumbis famintos, ou seja, melhor prevenir do que remediar…

5-)Use roupas de couro
Não, não vai ter uma festa de sadomasoquismo, é simplesmente o mesmo principio do tópico 4, usando roupas resistentes(como couro) a probabilidade da mordida passar por uma camada espeça, já é menor do que usando uma camiseta de nilon, talvez eele resista aos 25 kilos por centímetro quadrado da mordida humana ;)

6-)Ao usar armas brancas, use máscara.
Usando uma arma branca como uma faca ou um bastão, o sangue sempre espirra para todo lado fazendo aquela lambança, acontece que no caso de zumbis o sangue estaria infectado e se por um acaso do destino ele caise nos seus olhos ou boca, bom, você estaria fudido. Lembrem-se do tiozão que morreu apenas com uma gota de sangue infectado em Extermínio.

7-)Conquiste um super-mercado.
Outra coisa extremamente importante, achar um lugar seguro onte tenha mantimentos, suprimentos e tudo mais que você possa precisar durante uma invasão, o mais aconselhado seria um super-mercado, dos grandes de preferência, temos que pensar que, você provavelmente não vai ser a unica pessoa atrás de um lugar como esse para ficar, você vai ter que lutar contra os zumbis e contra os outros humanos que tambem vão querer aquilo que agora é seu, sem frescura moral, mate todos e fique com o premio.

8-)Não banque o bonzinho…
O que sempre acontece nessas situações é algum retardado se perder no meio da correria, nesse caso, ele deve ficar para trás, nunca, NUNCA volte para tentar salvar aqueles que já estão condenados, pense “PERDEU PREIBOI!” e siga em frente.

9-)Gritar nunca ajuda.
Isso é um fato, alem de não ajudar *** nenhuma , algumas vezes ele atrapalha, dependendo to tipo de zumbis, eles talvez escutem tambem, ou seja, você só vai atrair mais atenção indesejada para sua pessoa.

10-)Ande sempre em dupla.
O jeito mais facil de andar por ai ou investigar lugares nunca antes investigados é em dupla, evitando aquele popular “Oh meu deus, por que será que fulano não voltou ainda, fulano?fulano?OH Não FULANO!!!FULAAnnnno” logo depois disso a morte normalmente é inevitavel.


11-)Nunca mantenha zumbis presos.
Por mais interessante ou divertido que isso possa parecer , manter zumbis presos com certeza não é uma boa idéia, se for extremamnete necessário, faça-o de forma em que os zumbis não possam escapar, nem você possa cair acidentalmente dentro da cela ou poço em que estão presos os monstros.

Bom, seguindo esses passos, você provavelmente vai sobreviver para ver outras paisagens, boa sorte, e bem,sempre olhe seu super-mercado com carinho ;)

Video aula de como sobreviver

Quais suas chances de sobrevivência?

99%

Created by OnePlusYou - Free Dating Site



Clicando na figura acima você vai abrir um quiz que te mostra qual sua chance de sobreviver a uma invasão zumbi. Esse é o primeiro passo para saber o quão preparado voce está.

Fiquem Atentos!!!

Cada dia que passa, os sinais ficam mais evidentes. A degradação humana, o individualismo exagerado, a destruição da natureza, a ganância, tudo isso vai caminhando para um único fim. Não, não é o apocalipse nuclear. É a invasão zumbi. Cada dia que passa é um dia a menos na vida como a conhecemos, um dia a menos na suposta “liberdade” que gozamos.

Um dia acordaremos, e tudo o que conhecemos terá sumido, mudado, e a partir desse dia as leis acabarão, será como se rosetassem a terra e todos tivéssemos que aprender a viver novamente. Nos primeiros dias será um desespero, ninguém sabendo o que está acontecendo, e os poucos que se prepararam para esse evento levarão vantagem, e terão muito mais chance de sobreviverem.

Postarei aqui diariamente conselhos úteis para que você possa se preparar para a invasão zumbi, e quando o dia chegar você ter a certeza de que sabe exatamente como deve agir.